Skip to main content
Pedagogia

Método Callan: tudo que você precisa saber sobre aprender inglês de um jeito rápido, divertido e eficaz

By 19 de março de 2024março 20th, 2024No Comments
O Método Callan é uma metodologia de ensino de inglês que visa o estudo intensivo.

Como estudar inglês de forma rápida e divertida? O Método Callan pode ser a resposta. 

Existente há mais de 50 anos, ele permite aperfeiçoar o idioma a partir da prática intensiva. Ou seja, a interação entre aluno e professor acontece o tempo todo e apenas usando a língua mais falada no mundo.

Enquanto isso acontece, todos os erros gramaticais e de pronúncia são corrigidos para que você possa melhorar. Ao mesmo tempo, você consegue aumentar o vocabulário de inglês, assim como a compreensão auditiva.

Portanto, a metodologia Callan é capaz de fazer você se tornar fluente de modo mais rápido do que outros métodos de estudo. Se esse é o seu objetivo, aproveite para ler este texto e entender mais como atingir esse patamar!

O que é Método Callan?

O Método Callan é uma metodologia de ensino de inglês que visa o estudo intensivo. A ideia é que o estudante consiga mergulhar no conhecimento de forma aprofundada por meio do uso do idioma o máximo de tempo possível. Assim, o professor faz perguntas e o aluno interage, tendo corrigidos seus erros de pronúncia e gramaticais.

Na prática, o objetivo dessa metodologia é fazer com que você aprenda o inglês como se fosse o português. Essa analogia pode até parecer estranha, mas basta observar uma criança.

Antes de ela começar a falar, ouve tudo o que as pessoas ao redor dizem e começa a fazer associações. Desse modo, inicia-se uma linguagem rudimentar, que vai sendo moldada com o tempo por pais, professores e outras pessoas.

Ao adotar o Método Callan, você diminui os problemas que travam a fluência em inglês, porque faz a mesma conexão realizada com a língua materna. Portanto, é possível deixar de pensar em português, traduzir na mente e responder em outro idioma.

Todos os seus pensamentos passam a ser em inglês e isso permite que você tenha real conhecimento do idioma. Essa imersão leva a outro nível de fluência, muito mais próximo de um nativo da , por exemplo.

Como funciona o Método Callan?

O Método Callan funciona com o professor fazendo perguntas o tempo todo para que você ouça e responda em inglês. O propósito é criar um ambiente de estudo intensivo, como se você estivesse fazendo um intercâmbio. Dessa forma, por determinado período, é preciso interagir somente em inglês, sendo que esse processo é liderado pelo professor.

Por isso, pode-se dizer que se estabelece um diálogo através do método Callan com um foco maior na conversação.

Apesar disso, a leitura e a escrita também são trabalhadas. A ordem das habilidades é: ouvir, falar, ler e escrever. Portanto, todas elas funcionam.

A diferença em relação aos cursos tradicionais é que o ritmo da conversação é mais ágil do que o normal. Com isso, você começa a pensar e a falar em inglês já desde o primeiro dia.

Quantos estágios tem o Método Callan e como funciona cada estágio ?

O Método Callan tem 12 estágios, que vão desde o iniciante até o avançado. Cada etapa do Método Callan funciona a partir de um livro. Assim, os níveis funcionam da seguinte forma:

  • De 1 a 4 são indicados para iniciantes.
  • De 5 a 8 , são indicados para intermediários onde o foco é em aumentar o vocabulário, melhorar a pronúncia e distinguir os principais tempos verbais.
  • De 9 a 12 são os avançados onde você se aperfeiçoa ainda mais, a fim de chegar à fluência.

Tudo isso é conseguido com as perguntas e respostas do livro, que são feitas e conduzidas pelo professor. Aos poucos, você consegue assistir a séries para aprender inglês e começa a perder o receio de se comunicar nesse idioma.

Por que estudar com o Método Callan?

Você deve estudar com o Método Callan, porque se aprende em um ritmo mais rápido, divertido e eficaz. O conhecimento do idioma se torna mais natural e fica mais fácil entender e falar o inglês sem a necessidade de traduzir. Isso porque você pensa e aplica essa língua desde o primeiro dia.

Esses benefícios são obtidos, porque a gramática e o vocabulário são apresentados de forma estruturada, programada e naturalmente. Além disso, são feitos reforços e revisões sistemáticas.

Quais são as características do Método Callan?

As características do Método Callan são perguntas e respostas, velocidade e precisão, evitar o idioma nativo e o texto roteirizado. Esses aspectos fazem com que o aprendizado seja direcionado e mais rápido.

Além disso, você descobre como reforçar o que aprendeu nas aulas de inglês no dia a dia.

Perguntas e respostas

Cada livro do Método Callan traz perguntas e respostas. O professor sempre fará as perguntas duas vezes para não ficar dúvidas de sua compreensão. Em seguida, o estudante inicia sua resposta com o auxílio do professor. Desta forma, ele pratica a oralidade em todas as aulas. 

Velocidade e precisão

As perguntas e as respostas devem ser feitas de modo contínuo, isto é, com velocidade normal de fala e precisão. Ainda que o estudante não saiba quando será sua vez de responder, e por isso deve estar sempre atento à aula, o professor o guiará durante sua resposta como um modelo. Com o tempo, isso torna a fala do aluno cada vez mais natural 

Evitar o idioma nativo

O objetivo do Método Callan é evitar o idioma nativo e falar o máximo possível em inglês. Dessa forma, o estudante começa a pensar e falar sem necessidade de tradução. Ou seja, a fala se torna mais natural.

Então, que tal saber mais? Entre em contato com a Planet School, conheça mais sobre o Método Callan e entenda como podemos ajudar!

Em resumo

Como é o método Callan?

O Método Callan é uma metodologia de ensino estruturada, em que o professor faz perguntas e respostas. O objetivo é evitar o idioma nativo do estudante e falar o máximo possível em inglês para aprender a falar e pensar na língua mais falada do mundo.

Quantos estágios tem o Callan?

O Callan tem 12 estágios, que abrangem do iniciante ao avançado. Cada um deles tem um foco específico, mas todos permitem que o estudante aprenda o inglês mais rápido do que em cursos tradicionais.

Leave a Reply

Estamos abertos das 06:40 às 21:00 de Segunda à Sexta-feira e Sábado das 09:00 ao 12:00.