
A inteligência artificial (IA) tem várias aplicações no dia a dia e uma delas é treinar o seu inglês. Se você já tem um conhecimento de nível básico ou superior, pode usar os comandos para Gemini para praticar o idioma e aprofundar seu aprendizado.
Afinal, esse é um dos softwares de IA para aprender inglês, além de também ter outras funções. De toda forma, há vários prompts que permitem experimentar a escrita, a conversação, audição e leitura.
Então, que tal conhecer esse sistema e usar como um dos aplicativos para estudar inglês? Neste post, vamos explicar melhor seu funcionamento e trazer os comandos da IA do Google que vão fazer a diferença para você treinar os seus conhecimentos no idioma. Confira!
Afinal, o que é Gemini?
O Gemini é uma inteligência artificial generativa (isto é, que produz conteúdo) que permite conversar em tempo real, produzir textos, obter ideias, traduzir idiomas e obter respostas. Como o sistema entende o contexto, garante uma experiência interativa mais natural e que permite desenvolver as suas habilidades.
Para treinar inglês, o Gemini tem várias funcionalidades, como:
- conversação natural: você pode simular interações como se estivesse falando com um nativo;
- suporte multilíngue: os comandos do Gemini aceitam vários idiomas, como inglês, francês, espanhol, italiano, português e japonês;
- feedback em tempo real: a IA faz comentários sobre erros gramaticais, estruturais e de vocabulário. Dessa forma, você tem a chance de aprender da forma correta;
- sugestões de melhoria: são oferecidas indicações de aprimoramentos na conversação, como sinônimos, frases idiomáticas, construções mais formais etc.;
- personalização: as respostas fornecidas pelo software baseiam-se no seu nível de proficiência e necessidades de aprendizado. Assim, o aprendizado é mais relevante para a sua realidade.
5 comandos do Gemini para treinar inglês
Para treinar inglês com os comandos do Gemini, você precisa usar os prompts certos. Essas instruções são essenciais para que a IA entenda o que é necessário em cada caso.
Então, como otimizar esse processo? Veja os comandos para Gemini mais adequados a cada objetivo.
1. Treinar conversação
Se você quer melhorar o speaking, pode ir além de aprender inglês no ChatGPT. Com os comandos para o Gemini, é possível treinar as interações sociais. Veja um exemplo de prompt para usar com esse objetivo:
“Vamos ter uma conversa em inglês sobre cinema. Você pode começar me perguntando sobre o meu filme favorito?”
Essa instrução deve ser adaptada para o assunto desejado e você também pode variar os temas trabalhados. De todo modo, é uma boa oportunidade para simular diálogos, verificar estruturas de conversação e responder com espontaneidade.
2. Feedback em tempo real
Enquanto você interage com o Gemini, a IA fará indicações de melhoria. Da mesma forma, corrigirá erros. Mas você também pode solicitar esse benefício com o prompt certo. Confira:
“Simule uma conversa avançada sobre política com um nativo em inglês. Acrescente correções ao longo do diálogo e sugira sinônimos mais usados e expressões idiomáticas comuns aos falantes fluentes”
Percebe que você ainda mantém uma conversação, mas tem um foco no feedback? Essa é uma maneira eficiente de aumentar o vocabulário de inglês e imergir no idioma.
3. Personalização de respostas
O objetivo da IA generativa é fazer com que você tenha respostas adaptadas à sua realidade. Por isso, você pode aumentar a sua imersão no idioma com a ajuda dos comandos para Gemini. Por exemplo:
“Crie um plano de 30 dias para me expor ao inglês diariamente. Combine podcasts, vídeos e artigos sobre o assunto X. Traga respostas personalizadas às minhas perguntas e acrescente desafios práticos para apresentar a melhor forma de aplicação do vocabulário”
Você ainda pode adicionar o seu nível de fluência para treinar o inglês da forma mais adequada. Outra possibilidade é a seguinte:
“Me ensine 10 expressões usadas por falantes nativos de inglês no contexto de uma reunião de negócios. Explique o significado de cada expressão e apresente exemplos práticos de como usar corretamente”
4. Simulação de entrevista de emprego
Os comandos para o Gemini também podem ajudar na preparação para entrevistas em inglês. Nesse caso, você pode fazer a inteligência artificial ficar no papel de recrutador. Veja o prompt certo para usar:
“Me ajude a me preparar para uma entrevista de emprego em inglês para o cargo de analista de sistemas. Desenvolva um roteiro completo, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Corrija os erros e mostre formas de fazer minha fala ficar mais persuasiva e natural”
5. Melhoria de pronúncia e acentos
Por fim, utilize o Gemini para melhorar a sua pronúncia e aprender a falar todas as palavras da maneira correta. Inclusive, é possível focar em um sotaque específico. Confira um comando possível para essa finalidade:
“Elabore um treino de pronúncia focado no sotaque australiano/americano/britânico. Acrescente frases que destaquem sons difíceis de dominar, forneça explicações fonéticas e use gravações de áudio para imitar”
Como usar o Gemini para aprender inglês?
Você pode usar o Gemini para aprender inglês usando o Gemini Learn, um app para dispositivos móveis disponível por Application Programming Interface (API). Outras dicas que ajudam a alcançar seu objetivo são:
- adote a prática diária, mesmo que sejam 15 minutos por dia;
- defina metas claras, revise frequentemente e tente obter um feedback a mais;
- selecione um tópico para iniciar a conversa. Pode ser um assunto mais geral (como hobby e saudações) ou específico (por exemplo, uma entrevista de emprego);
- comece a digitar ou falar as frases para obter as respostas;
- use o recurso Live (também chamado de Conversação ao Vivo) para treinar a conversação;
- simule situações do dia a dia para interagir com o sistema;
- converse sobre diferentes tópicos para aumentar sua fluência;
- use os comandos para Gemini como complemento. Afinal, um curso de inglês continua sendo a melhor alternativa.
Em outras palavras, você tem a chance de usar a inteligência artificial para complementar os seus estudos e aumentar a sua imersão no idioma. Dessa forma, é mais fácil aprender e internalizar o seu conhecimento.
Por isso, os comandos para Gemini são uma boa ferramenta para treinar o inglês, seja na escrita, seja na conversação. Com um aprendizado formal em conjunto, fica muito mais simples praticar o idioma e atingir a fluência.
Então, o que acha de ver mais dicas para aprender e treinar inglês no seu dia a dia? É só seguir a Planet School nas redes sociais e ter as melhores informações: Facebook e Instagram.
Em resumo
1. Escreva o prompt de forma clara, objetiva e como se falasse com uma pessoa.
2. Explique por que quer realizar a tarefa e ofereça o contexto.
3. Acrescente o seu nível de experiência.
4. Indique exatamente o que você espera do Gemini, com detalhes.
Você pode fazer um prompt para o Gemino oferecendo o contexto e sendo detalhista. Por exemplo, em vez de escrever: “redija uma história de drama”, prefira: “redija uma história com 1.000 palavras do gênero dramático e que foque os personagens X, Y e Z, sendo que X e Y são amigos e Z quer desfazer a amizade”.
Você pode falar “Ok Google” para ativar o Gemini ou clicar no recurso Live para ter uma conversação em tempo real.