
A Good Friday é a Sexta-feira Santa nos EUA. A data é uma das mais celebradas no país, assim como acontece no Brasil. Afinal, tanto no hemisfério Norte quanto aqui no Sul, a Páscoa é um período religioso e recheado de tradições. Mas será que as comemorações são diferentes?
Tradicionalmente, as datas comemorativas dos Estados Unidos têm rituais diversos daqueles que vemos no Brasil. Portanto, pode ser a oportunidade para você conhecer uma nova cultura, trocar experiências e, quem sabe, agregar algumas tradições.
Então, que tal conhecer mais sobre a data e se preparar, caso você faça um intercâmbio ou viagem nesse período? Leia este post e confira mais detalhes sobre a Sexta-feira Santa nos Estados Unidos, além de suas curiosidades.
O que é Good Friday?
Good Friday é a Sexta-feira Santa nos EUA. Celebra-se a data na sexta-feira antes do domingo de Páscoa e o foco é a reflexão, já que é o dia em que houve a crucificação de Jesus Cristo.
Assim como no Brasil, não existe um dia específico para essa comemoração. A variação depende diretamente da Quaresma, o período de 40 dias em que os cristãos de todo o mundo se preparam para a Páscoa.
Diferentemente do Brasil, a Good Friday não é um feriado nacional. Cada estado americano tem o direito de legislar sobre a questão. Por isso, em alguns locais, os cidadãos têm folga do trabalho.
Normalmente, escolas e órgãos públicos ficam fechados na data. No entanto, essa nem sempre é a regra.
Como é comemorada a Sexta-feira Santa nos EUA?
A Sexta-feira Santa nos EUA é comemorada com missas e cultos religiosos, já que a data é religiosa e marca o dia da crucificação de Cristo. O feriado é decretado somente em alguns estados, sendo que não há uma designação federal.
Tradicionalmente, a Good Friday é reservada para a reflexão e a preparação para a Páscoa. No domingo, ocorrem missas e desfiles, e algumas famílias fazem jejum, enquanto outras preparam um peru.
Quais tradições religiosas marcam a Sexta-feira Santa nos EUA?
As tradições religiosas que marcam a Sexta-feira Santa nos EUA são missas, procissões, penitência e jejum. As práticas variam conforme a família. Por exemplo, algumas fazem abstinência de carne, enquanto outras optam por ficar sem comer durante o dia.
De toda forma, as missas são bastante comuns para que todos celebrem a paixão de Cristo. Além disso, algumas congregações realizam procissões. Portanto, as comemorações são mais discretas do que no Independence Day, por exemplo, e mais parecidas com aquelas realizadas no Brasil.
Qual a relação entre Good Friday e o Domingo de Páscoa?
A relação entre Good Friday e o Domingo de Páscoa é que a sexta-feira marca o dia da crucificação de Jesus, enquanto a segunda data reflete a ressurreição. Ambos os dias se conectam à Quaresma, um período de 40 dias para refletir sobre o calvário pelo qual Cristo passou e sua demonstração de amor pela humanidade.
Assim, a Semana Santa nos EUA inicia-se com o Domingo de Ramos. Então, vêm segunda, terça e quarta. Em seguida, é a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa.
Perceba que a comemoração de Good Friday nos EUA tem o mesmo significado da Sexta-feira Santa no Brasil. A diferença é que, por aqui, o feriado é nacional, enquanto na terra do Tio Sam varia conforme o estado.
8 curiosidades sobre a Sexta-feira Santa ao redor do mundo
Existem várias curiosidades sobre a Sexta-feira Santa ao redor do mundo. Veja algumas características interessantes:
- os cristãos costumam renunciar aos prazeres físicos, preferindo ao consumo de peixe em vez de frango e carne;
- muitas pessoas fazem jejum como forma de penitência;
- as famílias costumam se reunir para refletirem sobre o sacrifício de Jesus Cristo;
- os fiéis costumam fazer a Via Sacra, o caminho de Jesus até o calvário;
- algumas pessoas cobrem as imagens de todos os santos em sinal de respeito;
- em muitos lugares do mundo, não há realização de missas, batizados em casamentos;
- as procissões são comuns na data, assim como as encenações sobre a Paixão de Cristo;
- o feriado sempre varia de data devido a um sistema desenvolvido para considerar as observações celestes.
Com todas essas informações, você já pode aproveitar o feriado. Afinal, a Sexta-feira Santa nos EUA é uma data importante do calendário cristão. E, como você viu, as celebrações são parecidas com as brasileiras.
Já a Páscoa tem tradições diferentes. Então, é interessante passar a Good Friday nos Estados Unidos e viver toda essa experiência. Para isso, prepare-se e fale inglês fluente para interagir com os americanos e experimentar as celebrações.
E você, quer receber dicas sobre inglês ou ter acesso a curiosidades sobre os países que falam o idioma? Siga a Planet School nas redes sociais e informe-se: Instagram e Facebook.
Em resumo
Good Friday em inglês é a Sexta-feira Santa nos EUA. Celebra-se a data na sexta-feira antes do domingo de Páscoa e o foco é a reflexão, já que é o dia em que houve a crucificação de Jesus Cristo.
Good Friday é o termo usado para designar a Sexta-feira Santa por representar o lado positivo da crucificação: a morte de Jesus pelos pecados da humanidade e seu amor por nós. Então, apesar da situação terrível, é a comemoração da vitória de Cristo sobre a morte e o pecado.