Apesar de ser menos tradicional, muitos brasileiros comemoram o Dia das Bruxas, em 31 de outubro. O evento vem do Halloween nos EUA, uma celebração esperada e que envolve crianças, adolescentes e adultos.
Por lá, é comum usar temas sombrios e decorar toda a casa com esqueletos, abóboras desenhadas, caveiras, morcegos, bruxas etc.
Afinal, essa é uma das datas comemorativas dos Estados Unidos mais esperadas, tanto pela população quanto pelo comércio, que costuma aproveitar para vender bastante.
Então, que tal conhecer mais sobre o Halloween antes de preparar a sua fantasia? Saiba o que é essa data e por que ela é tão celebrada na terra do Tio Sam.
Afinal, o que é Halloween?
Halloween é uma data comemorativa dos EUA, celebrada todo dia 31 de outubro. É o Dia das Bruxas, sendo que o nome em inglês vem da expressão All Hallow’s Eve, ou véspera de todos os santos, dia celebrado em 1° de novembro.
Ainda que seja conhecido como uma tradição americana, o Halloween nos EUA é derivado de uma tradição irlandesa. Isso porque foram esses imigrantes que inseriram a data no calendário do país no século 19.
1. A origem do Halloween
A origem do Halloween data de mais de 3 mil anos, já que o povo celta tinha o festival de Samhain ainda entre 600 a.C. e 600 d.C. Essa era uma celebração ao fim da colheita. No entanto, eram utilizadas máscaras e fantasias, porque se acreditava que os mortos voltavam à vida no dia 31 de outubro.
Essa crença permaneceu tanto na Irlanda quanto na Grã-Bretanha, com alguns costumes ainda sendo realizados. Por volta de 1840, chegou o Halloween nos Estados Unidos com os imigrantes irlandeses. Atualmente, é uma festa aproveitada por qualquer estudante que faz intercâmbio no país.
2. Como surgiu o “doces ou travessuras”
O trick or treat também vem dos celtas. No entanto, foi na Idade Média que as crianças começaram a pedir um pedaço de bolo nas ruas. Essa atividade cultural da época era chamada de souling.
Ela foi reformulada e chegou ao “doces ou travessuras” visto nas séries para aprender inglês. Assim, as crianças se fantasiam e carregam uma espécie de balde, no qual os doces são depositados.
3. O significado das fantasias
Desde o início, as fantasias eram usadas para afastar os mortos que vinham ao mundo dos vivos no dia 31 de outubro. A ideia era evitar que esses espíritos ou fantasmas reconhecessem as pessoas.
Enquanto isso, no Halloween dos EUA, as fantasias servem para deixar a festa mais animada e até engraçada. Tudo depende da opção escolhida, que pode ser bonitinha (como uma fada) ou horripilante.
4. O motivo do símbolo do Halloween nos EUA ser uma abóbora
É costume usar abóboras no Halloween dos EUA. Inclusive, é uma tradição esculpi-las e até visitar campos de abóboras nessa época. Porém, por que elas são um símbolo tão importante?
Basicamente, acredita-se que elas ajudam a afastar os maus espíritos. Além disso, existe a lenda do Jack O’Lantern, ou Jack da Lanterna.
Segundo o mito, ele enganou o diabo no dia 31 de outubro e conseguiu escapar do inferno. Por outro lado, também não entrou no céu. Então, passou a andar pelas noites usando uma lanterna.
Por isso, também é costume colocar velas no interior das abóboras. Assim, elas criam essa lanterna.
5. O Halloween é o segundo feriado mais comercial nos EUA
Pode acreditar: o Halloween é um feriado bem comercial nos Estados Unidos. Há compras de muitos doces, festas e fantasias, além de decorações para deixar a casa totalmente estilizada para a data.
Portanto, esse é um período de grandes oportunidades e que justifica por que estudar inglês. Então, se você pretende passar o Halloween nos EUA, saiba que poderá aproveitar muito essa data comemorativa.
E você, gostou de ver essas curiosidades sobre o Dia das Bruxas? Confira mais dicas nas redes sociais da Planet School: Facebook e Instagram.
Em resumo
A comemoração do Halloween nos Estados Unidos é bem personalizada, com decorações temáticas (com morcegos, abóboras, caveiras, fantasmas, teias de aranha etc.), fantasias e festas. As crianças saem para conseguir doces e costuma haver competições, músicas temáticas e jogos.
O Halloween nos EUA dura somente 1 dia, já que a comemoração é no dia 31 de outubro. Essa data é derivada do festival celta Samhain e permanece até hoje como um evento tradicional e divertido para as crianças.
O halloween é tão importante para os americanos por se tratar de uma manifestação cultural trazida por imigrantes irlandeses. Eles seguiam os costumes celtas e fugiam da fome que assolava o país. Por isso, também surgiu o “doces ou travessuras”, costume europeu em que as crianças pediam uma fatia de bolo nas ruas. A prática era chamada de souling.