Assim como ocorre no Brasil, o Natal nos Estados Unidos é bastante comemorado. A data costuma ser passada em família, com muitas tradições e cultura. Aliás, você já deve saber isso, já que provavelmente viu as meias do Papai Noel penduradas na lareira e os biscoitos de gengibre em filmes e seriados.
Além disso, é difícil ignorar a magia desse dia, que é uma das principais datas comemorativas dos Estados Unidos. Afinal, em muitas cidades, o frio e a neve imperam, trazendo sentimentos fortes de esperança e renovação.
Por isso, é possível que você queira passar o Natal nos EUA em algum momento da sua vida. Ou, talvez, apenas esteja querendo conferir algumas curiosidades sobre as celebrações. Qualquer que seja o caso, criamos este post especial sobre o assunto. Que tal conferir? Leia e saiba mais!
Como é a tradição de Natal nos Estados Unidos?
A tradição de Natal nos Estados Unidos inclui casas enfeitadas e iluminadas com pisca-pisca, troca de presentes e uso de suéteres temáticos por toda a família. Também são tocadas músicas natalinas, oferecidos doces em formato de bengala e realizado o amigo oculto. Sem contar que o azevinho é pendurado e muito conhecido.
Vale lembrar que, no final do ano, é inverno no hemisfério norte. Portanto, há frio e muita neve em algumas cidades americanas, como Seattle, Chicago e Nova York — você já deve ter visto ao assistir séries para aprender inglês.
Agora, confira mais algumas tradições que marcam as celebrações do Natal nos Estados Unidos:
- stocking: é o ato de pendurar meias na lareira para o Papai Noel deixar lembranças;
- mistletoe: conhecido em português como azevinho ou visco, é uma planta tradicionalmente usada como decoração natalina. Segundo a tradição, casais que passam juntos por baixo dela devem se beijar, simbolizando amor, união e boa sorte.
- carols: são as músicas natalinas, tocadas no comércio durante todo o período;
- Christmas sweater: são os suéteres de Natal, feitos de lã e com estampa de boneco de neve, flocos, renas, Papai Noel e outros símbolos da data;
- candy cane: é o doce em formato de bengala, geralmente vermelho e branco. O sabor costuma ser o de hortelã;
- secret Santa: é o amigo secreto, ou oculto;
- winter break: são as férias escolares do inverno. Elas abrangem da metade de dezembro à primeira semana de janeiro.
Todo esse vocabulário de inglês ajuda a entender melhor como são as tradições natalinas no país. Por isso, se você pretende fazer intercâmbio nos EUA, vale a pena conhecê-las para se atualizar sobre o que acontece na data.
O que tem na ceia de Natal nos Estados Unidos?
- Peru de Natal (roast turkey).
- Purê de batatas (mashed potatoes).
- Molho de cranberry (cranberry sauce).
- Torta de abóbora (pumpkin pie).
- Cookies de Natal, decorados e temáticos.
- Biscoito de gengibre (gingerbread).
- Gemada (eggnog), normalmente alcoólica.
- Vinho quente.
Esses são os pratos mais conhecidos da ceia de Natal nos Estados Unidos. Curiosamente, muitos deles também fazem parte do cardápio do Dia de Ação de Graças, já que são tradições compartilhadas nessas celebrações especiais.
Ainda existem algumas variações regionais. Por exemplo, em alguns estados do Sul, é comum encontrar o Jambalaya, prato criado a partir da junção da culinária crioula com a cajun. Por sua vez, no Norte, existe o stuffing, uma espécie de farofa feita com pão cortado em cubos.
De qualquer forma, a ceia é um dos grandes símbolos do Natal nos Estados Unidos. É em torno da mesa que a família se reúne para celebrar e compartilhar momentos especiais.
Qual o significado do Natal para os Estados Unidos?
O Natal nos Estados Unidos carrega significados profundos, como reunião familiar, esperança e confraternização. Assim como no Brasil, celebra-se o nascimento de Jesus Cristo, e muitas famílias costumam frequentar as igrejas no dia 25, mantendo vivas as tradições religiosas.
Além disso, é comum os americanos praticarem solidariedade durante essa época, ajudando pessoas em condições menos favorecidas. Presentear crianças, doar alimentos ou contribuir com outras formas de apoio são gestos amplamente realizados.
Se você aprecia fazer boas ações, essa é mais uma razão para aprender inglês! Imagine passar o Natal nos Estados Unidos, praticando o idioma, participando do voluntariado e vivenciando toda a magia dessa celebração especial.
14 curiosidades sobre o Natal nos EUA
- A comemoração do Natal nos EUA acontece no almoço do dia 25, e não no dia 24.
- O panetone não é presente nas mesas dos americanos.
- A árvore e a decoração são montadas após o feriado do Dia de Ação de Graças.
- As canções natalinas tocam o tempo todo, com emissoras de rádio focadas exclusivamente nelas. Assim, essa é uma boa oportunidade para começar a aprender inglês com música.
- Os filmes temáticos são apresentados todos os anos nos canais de TV, principalmente “A Felicidade não se Compra”, de 1946.
- A bebida mais consumida é o eggnog, com ou sem álcool.
- Os biscoitos de gengibre costumam ser montados em formato de casa natalina e são usados como decoração.
- Um dos presentes preferidos é comida. Os vale-presentes também são comuns.
- Algumas cidades dos Estados Unidos fazem concurso de casa mais enfeitada da cidade. Isso deixa os locais ainda mais bonitos.
- A foto da família ou das crianças com o Papai Noel serve de decoração. Por isso, ela é tirada ainda em novembro.
- As famílias costumam se presentear com uma grande quantidade de lembrancinhas.
- As crianças deixam biscoitos e um copo de leite na lareira ou perto da árvore para o Papai Noel. Já no quintal, são colocadas cenouras para as renas.
- A árvore montada em casa costuma ser de verdade. Aliás, é um evento familiar escolher e cortar a mais bonita para comprar.
- Os corais que aparecem nos filmes cantando nas casas realmente existem.
Portanto, embora o Natal nos Estados Unidos seja diferente do celebrado no Brasil, ele possui uma beleza única. Vivenciar essa tradição é uma oportunidade enriquecedora para quem deseja conhecer uma nova cultura. Afinal, as celebrações são variadas, repletas de significados e carregadas de tradições especiais a serem descobertas.
Então, quer ver outras curiosidades sobre os Estados Unidos ou dicas para aprender inglês? Siga a Planet School nas redes sociais e confira! Estamos no Instagram e Facebook.
Em resumo
O Natal nos Estados Unidos é celebrado no dia 25 de dezembro, com casas enfeitadas e iluminadas com pisca-pisca, troca de presentes e uso de suéteres temáticos por toda a família. Também são tocadas músicas natalinas, oferecidos doces em formato de bengala e realizado o amigo oculto. Sem contar que o azevinho é pendurado e muito conhecido.
1. Peru de Natal (roast turkey).
2. Purê de batatas (mashed potatoes).
3. Molho de cranberry (cranberry sauce).
4. Torta de abóbora (pumpkin pie).
5. Cookies de Natal, decorados e temáticos.
6. Biscoito de gengibre (gingerbread).
7. Gemada (eggnog), normalmente alcoólica.
8. Vinho quente.