Skip to main content
Dicas de inglês

Reunião em inglês? Saiba como se preparar!

By 27 de fevereiro de 2023No Comments

Para algumas pessoas, fazer uma reunião já não é uma tarefa fácil. Imagina em inglês?

No ambiente profissional, estar preparado para fazer reuniões, palestras e workshops em inglês é um diferencial e tanto no currículo, principalmente para quem atua em grandes empresas multinacionais. 

No blog de hoje, separamos algumas dicas de como se preparar para uma reunião em inglês, sem passar vergonha ou travar. Boa leitura! 

O que você vai encontrar neste artigo

  • Como se dar bem na reunião de trabalho em inglês?
    • Planejamento é tudo!
    • Estude sobre os temas que serão abordados
    • Aposte nas técnicas de memorização
      • Flashcards
      • Mapas mentais
      • Autoexplicação
      • Leve suas anotações para a reunião
      • Mantenha a calma e confie em você!
      • Faça uma lista de expressões usadas em reuniões
  • Por falar em expressões utilizadas no ambiente de trabalho…

Como se dar bem na reunião de trabalho em inglês? 

Já não é novidade para ninguém que ser bilíngue é extremamente importante para garantir uma boa colocação no mercado de trabalho. Mas, realizar reuniões de trabalho em inglês pode ser um grande desafio e preocupar até mesmo quem já tem conhecimento no idioma. 

Tenho certeza que você já passou por situações em que precisou fazer uma reunião, em português mesmo, e se perguntou “será que vou conseguir?” ou “será que as pessoas vão me entender?”. Por isso hoje, separamos algumas dicas para você estar preparado para essas ocasiões e te ajudar a fazer reuniões até em inglês sem medo. 

Planejamento é tudo!

Tudo começa com uma boa preparação, não é mesmo? Afinal, ter um planejamento é importante, independente do idioma em que for realizado. 

Comece fazendo uma lista com os tópicos que serão discutidos em reunião, pense em como você irá se posicionar diante desses temas e faça um rascunho com suas opiniões em inglês. A ideia aqui é estruturar previamente as suas ideias para te ajudar a pensar na melhor forma de expressá-las em inglês, te deixando mais seguro na hora da reunião. 

Estude sobre os assuntos que serão abordados

Ao se preparar para uma reunião, é sempre bom ler sobre os temas que serão levantados para estar antenado e não passar nenhuma vergonha na hora.

Portanto, busque textos e notícias em inglês a fim de obter informações relevantes e criar um bom repertório para participar das discussões. Essa é uma boa forma também de se familiarizar com termos técnicos e palavras-chave relacionados à sua área de atuação. 

Aposte nas técnicas de memorização

Provavelmente você já ouviu falar em técnicas de memorização, que são muito utilizadas, principalmente, por estudantes que se preparam para vestibulares ou concursos públicos. 

Dentre as técnicas, podemos citar:

Flashcards

Uma das formas mais populares de memorização, pela sua simplicidade de criação e uso. Os flashcards são feitos em um papel no formato de cartão, e escrever uma pergunta na frente e a resposta no verso. Para as reuniões em inglês, você pode anotar as expressões mais utilizadas e no verso os significados, ou escrever os temas importantes que serão discutidos e no outro lado, a explicação. 

Mapas mentais

Uma técnica que vem se tornando muito comum, pois permite ter o acesso a áreas menos exploradas do cérebro, possibilitando uma melhor visualização e classificação das informações e, consequentemente, facilitando a memorização.

Autoexplicação

Explicar para si próprio o conteúdo estudado, como se estivesse dando uma aula ou uma palestra é uma ótima forma de saber se você realmente entendeu o conteúdo para conseguir formular argumentos coerentes e se é capaz de responder às perguntas que possam ser feitas no dia da sua reunião. Além do mais, você poderá, através dessa técnica, simular a reunião em inglês e já ir treinando a dicção das palavras e se preparar melhor para a reunião.

Leve suas anotações para a reunião

Nada impede você de levar as anotações que fez durante a sua preparação no dia da reunião. Afinal, é sempre bom ter aquela “colinha” para se lembrar das ideias e refrescar a memória. 

Mantenha a calma e confie em você!

Ficar nervoso ou ansioso é super normal. Mas, isso pode levar a algumas ações que podem prejudicar o seu desempenho na reunião, como falar rápido demais ou acabar interrompendo outras pessoas.

Por isso, tente manter a calma e falar devagar, apresente suas ideias com confiança, afinal, você se preparou, estudou, fez suas anotações, então você está mais do que pronto para mandar bem na reunião.

Faça uma lista de expressões usadas em reuniões

No ambiente profissional, durante uma reunião de trabalho, podem surgir alguns termos específicos que não são comuns utilizar no dia a dia. 

Ao fazer uma lista com alguns desses termos irá te ajudar na hora de usá-los com mais naturalidade durante a reunião. 

Por falar em expressões utilizadas no ambiente de trabalho…

Já conferiu o nosso e-book gratuito sobre inglês para negócios? Neste material, nós te contamos como dominar o vocabulário e expressões de ambientes de trabalho. 

Você pode fazer o download do e-book gratuito clicando aqui!

Esperamos que este conteúdo possa te ajudar. Mas, se tiver dúvidas, fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe!

Leave a Reply

Estamos abertos das 06:40 às 21:00 de Segunda à Sexta-feira e Sábado das 09:00 ao 12:00.