Você já pensou em aprender inglês com música? Sim, é possível. Aliás, essa é uma forma de conhecer palavras, verificar novas formações frasais e até reconhecer sotaques. Portanto, mais do que um hábito prazeroso, essa é uma prática que pode ser estruturada como uma atividade de estudo.
Continue a leitura e conheça 7 dicas para você começar a colocar em prática. Confira!
Tem como aprender inglês com música?
Sim, tem como aprender inglês com música, porque essa é uma fonte de linguagem que permite treinar diferentes habilidades. Ou seja, você consegue ouvir, falar, ler as letras e escrever. Além disso, essa é uma maneira divertida e lúdica, que pode ser usada tanto por crianças quanto adolescentes e adultos.
Isso significa que várias estratégias podem ser usadas para o aprendizado e a fluência do idioma. Por exemplo, existem aplicativos para estudar inglês, jogos, séries, filmes, livros etc. Sem contar que também existem os estudos formais, que estruturam todos esses conhecimentos para que você os aproveite da melhor forma possível.
7 dicas para aprender inglês com música
1. Escolha a música certa
Para começar a aprender inglês com músicas, primeiro saiba escolher a canção. Opte por aquelas que você já conhece e gosta do estilo ou da banda, especialmente se tiverem uma linguagem mais comum, usada no dia a dia. Nesse sentido, a melhor alternativa ainda conta com uma pronúncia clara e correta.
Outra dica é atentar ao seu nível de fluência do idioma. Por exemplo, no inglês para iniciantes, prefira músicas lentas ou infantis, que têm letra de mais fácil compreensão. Você pode até criar uma playlist para facilitar as próximas sessões de aprendizado.
2. Ouça a música anotando o que entendeu
Assim que reunir as músicas para aprender inglês, escute-as sem auxílio em um primeiro momento. Preste o máximo de atenção e anote todas as palavras que conseguir entender. Ao final, ainda faça um resumo com o que conseguiu compreender da letra. Aqui, tenha em mente que o objetivo não é acertar tudo logo de cara, mas sim tentar perceber o contexto da letra.
3. Ouça a música acompanhando a letra
Depois de fazer as suas anotações, procure a letra na internet e ouça novamente a canção. Acompanhe o que está escrito e veja se a sua compreensão melhora. Novamente, não existe a necessidade de saber todas as palavras e entender o contexto de tudo o que está escrito.
4. Anote os termos que você não conhece
Com a compreensão geral do contexto, aproveite para anotar as palavras cujo significado desconhece e pesquise no dicionário. Veja que nem todas estarão sendo utilizadas no sentido literal, mas essa é uma boa maneira de aumentar o vocabulário de inglês.
5. Analise a construção frasal e a gramática
Em seguida, verifique a forma de construção das frases, a gramática utilizada, a conjugação dos verbos, a concordância etc. Esse é um processo útil para entender a estrutura do inglês e saber utilizá-la a seu favor no dia a dia. Por exemplo, para escrever um e-mail em inglês ou atender um cliente estrangeiro.
6. Preste atenção às pronúncias e cante junto!
Ouça a música quantas vezes for necessário para perceber as pronúncias. Você perceberá diferenças entre inglês britânico e americano, dos sotaques do norte e do sul dos Estados Unidos, e mais. Isso ajudará no listening e também na sua capacidade de falar as palavras corretamente, facilitando a conversação.
7. Confira a tradução depois de escutar
Além dos sotaques em inglês, você ainda precisa ver qual é a tradução da letra. Nesse momento, as palavras desconhecidas já foram pesquisadas e a compreensão geral do contexto ocorreu. Então, está na hora de ver exatamente o que o autor da música quis dizer.
Esse exercício é válido para identificar falsos cognatos, expressões diferentes, erros devido à interpretação, entre outras situações. Portanto, é mais uma maneira de se aperfeiçoar no idioma e agilizar o seu processo de aprendizado.
Assim, fica claro que é possível aprender inglês com música seguindo as dicas certas. Ao fazer isso, você tem chance de aprender mais rápido e ter melhores resultados, alcançando a tão esperada fluência em menos tempo.
Então, gostou de ver essas dicas e quer conferir mais ideias para se aperfeiçoar no inglês? Siga a Planet School nas redes sociais e atualize-se: Facebook e Instagram.
Em resumo
É possível aprender inglês com música, porque essa é uma fonte de linguagem que permite treinar diferentes habilidades. Ou seja, você consegue ouvir, falar, ler as letras e escrever. Além disso, essa é uma maneira divertida e lúdica, que pode ser usada tanto por crianças quanto adolescentes e adultos.
Escolha a música certa.
Ouça a música anotando o que entendeu.
Ouça a música acompanhando a letra.
Anote os termos que você não conhece.
Analise a construção frasal e a gramática.
Preste atenção às pronúncias e cante junto!
Confira a tradução depois de escutar.