Falar dois idiomas é o sonho de muitas pessoas que desejam se aventurar pelo mundo em viagens ou a trabalho. Ser bilíngue oferece experiências únicas, e por isso, essa é uma condição muito buscada por pessoas de todas as idades.
Com a globalização, ser bilíngue se tornou fundamental para a realização de intercâmbios, estudos fora do Brasil e oportunidades no mercado profissional. Continue a leitura!
Afinal, o que é e como se tornar uma pessoa bilíngue?
Uma pessoa bilíngue é aquela que tem fluência em duas línguas. O bilinguismo é a capacidade de se comunicar em duas línguas diferentes, sejam elas, inglês e português, espanhol e francês ou alemão e japonês.
No entanto, o que define uma pessoa como bilíngue pode variar.
Para se tornar bilíngue, é necessário um esforço constante e exposição frequente às duas línguas. A jornada para a fluência é única para cada indivíduo e depende de fatores como exposição à língua, prática regular e ambiente de aprendizado estruturado.
Veja 5 vantagens de ser bilíngue
Ser uma pessoa bilíngue oferece diversas vantagens sociais e cognitivas. Confira!
1. Melhor oportunidade de mercado
Ser bilíngue pode abrir portas em sua carreira. Muitas empresas valorizam funcionários que podem se comunicar em mais de uma língua, especialmente em um mundo globalizado. Falar um segundo idioma oferece benefícios como:
- acesso a mais oportunidades de emprego globais;
- comunicação eficaz com clientes e parceiros internacionais;
- habilidades cognitivas aprimoradas.
2. Conhecer outras culturas
Aprender um novo idioma também envolve imergir em uma cultura diferente. Para aprimorar a fluência em uma segunda língua, é essencial conviver com a língua e a cultura dos lugares onde ela é falada.
Esse contato amplia nossa perspectiva, enriquece nossa vida e aumenta a fluência, vocabulário e interpretação das particularidades linguísticas.
3. Maior controle cognitivo
O bilinguismo estimula o cérebro, melhorando habilidades como memória, atenção e resolução de problemas. É como um treino mental constante!
Pesquisas indicam que indivíduos bilíngues tendem a ter uma maior densidade de matéria cinzenta, especialmente nas áreas relacionadas à linguagem e ao controle executivo.
Além disso, a alternância entre línguas exercita o controle inibitório, uma função executiva que ajuda a inibir respostas impulsivas e cria uma reserva cognitiva útil ao longo da vida, inclusive para retardar o declínio cognitivo no envelhecimento.
4. Poder assistir filmes e séries no idioma original
Nada como apreciar uma série na língua em que foi criada. Você pode captar nuances e expressões que se perdem na tradução.
Essa prática também permite acompanhar o enredo enquanto você aumenta seu vocabulário, identifica palavras e treina habilidades de leitura, escuta e interpretação.
5. Proporciona experiências de viagem mais ricas
Viajar para um país onde você fala a língua local é uma experiência completamente diferente. Você pode se conectar com as pessoas, explorar lugares autênticos e aproveitar ao máximo sua aventura.
As viagens aumentam a conexão com a cultura do lugar onde o segundo idioma é falado, promovem uma exploração autêntica da língua e das pessoas, além de aumentar a segurança na comunicação, ainda mais se for focada em um intercâmbio.
Que tal se tornar uma pessoa bilíngue?
Agora que você sabe o que é e conhece todas essas vantagens de ser bilíngue, que tal se preparar para falar um segundo idioma também? Estar matriculado em uma escola de idiomas e buscar imersão na língua-alvo são estratégias eficazes para se tornar bilíngue.
Se você deseja falar inglês, o método Callan é rápido, eficaz e bastante diferente da maioria dos cursos disponíveis no Brasil nos dias de hoje. Acesse o site da Planet School para saber mais!
Em resumo
Ser bilíngue significa ter a capacidade de se comunicar em duas línguas diferentes com fluência. Envolve mais do que apenas ter conhecimento de algumas palavras em outro idioma. É a habilidade de compreender, se comunicar, ler e escrever de maneira eficaz em duas línguas diferentes.
Do latim “bilinguis”, bilíngue é um adjetivo que se utiliza em referência a quem fala duas línguas. Por exemplo, uma pessoa que domina tanto o português quanto o inglês é considerada bilíngue. O bilinguismo pode ser nativo ou adquirido.
Bilíngue é uma pessoa que fala fluentemente duas línguas, incluindo a língua nativa. Já um poliglota é capaz de se comunicar em três ou mais idiomas com fluência e proficiência.