Chegou a hora de escrever um e-mail em inglês e você tem dúvidas sobre como começar? Essa é uma situação comum, especialmente para quem ainda não tem fluência no idioma, mas não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar!
Antes de começar a redigir sua mensagem, é importante considerar o seu público-alvo. Afinal, ajustar o tom, estilo e nível de formalidade do texto de acordo com o destinatário é crucial para garantir uma comunicação eficaz.
Continue a leitura e confira mais dicas de como escrever um e-mail em inglês que transmita sua mensagem de forma clara e precisa. Excelente leitura!
Como se deve escrever um e-mail em inglês?
Para redigir um e-mail em inglês de forma eficiente, é preciso seguir os passos abaixo:
1. Identifique o destinatário e o assunto.
2. Faça um cumprimento adequado à situação.
3. Tenha objetividade ao introduzir o assunto.
4. Crie o conteúdo de forma estruturada.
5. Solicite uma resposta.
6. Sinalize a existência de anexos.
7. Coloque uma saudação adequada e cordial.
A seguir, explicaremos em detalhes cada o passo a passo:
1. Defina o destinatário
Comece identificando o destinatário e o assunto do e-mail em inglês. A partir disso, você sabe se precisa usar uma linguagem formal ou informal, se o conteúdo precisa ser curto etc.
Desse modo, você consegue adequar a mensagem conforme o seu objetivo.Por exemplo, se estiver escrevendo para um colega de trabalho, você pode adotar uma linguagem mais informal e direta. No entanto, se estiver se comunicando com um cliente ou superior hierárquico, é importante usar uma linguagem mais formal e manter o texto conciso e profissional.
2. Faça um cumprimento adequado à situação
Após preencher a aba “assunto”, comece o texto com um cumprimento. A saudação deve ser adequada à situação. Se for negociar contratos em inglês, a saudação precisa ser mais formal. Por sua vez, se o envio for feito a um amigo, pode ser algo mais simples.
A seguir, veja alguns exemplos de cumprimento formais e informais em inglês:
Expressões formais para e-mail em inglês
- Dear (Caro), nome do destinatário.
- Dear, Mr./Ms (Prezado, Sr./Sra), nome do destinatário).
- To whom it may concern (A quem possa interessar) — usado quando você não tem certeza de quem lerá o e-mail.
- Dears (Caros) — usado quando há múltiplos destinatários.
- Dear colleagues (Prezados colegas) — usado quando o e-mail será enviado para vários colegas de empresa.
- Dear all (Prezados) — usado para múltiplos destinatários.
Expressões informais para e-mail em inglês
- Hi (Olá), nome do destinatário.
- Hi/Hello (Olá), nome do destinatário, how are you? (como você está?)
3. Tenha objetividade ao introduzir o assunto
Após a saudação, inicie a estrutura do e-mail em inglês. Deixe claro logo no começo o que você deseja. Lembre-se: quanto mais objetivo for o conteúdo, melhor. Por isso, apresente a finalidade da mensagem com algumas expressões simples.
A seguir, confira algumas expressões usadas para introduzir o assunto:
- I’m writing this email to. (Estou escrevendo este e-mail para)
- This email regards to/ This is in regards to. (Este e-mail se refere a)
- I’m writing to inquire about. (Estou escrevendo para perguntar sobre)
- Please note that. (Por favor, observe que)
- I’m writing to inform you that. (Estou escrevendo para informar que)
- As we discussed (Como discutimos) — usado quando é um e-mail de continuação. Following your recent e-mail (Seguindo seu e-mail recente) — usado quando é um e-mail de continuação
- As requested (Conforme solicitado) — usado quando é um retorno de pedido.
4. Crie o conteúdo de forma estruturada
A criação do conteúdo do e-mail em inglês depende do objetivo da mensagem. Por isso, é algo bem personalizado, mas que requer uma estrutura organizada. Você pode concordar (I entirely agree with you on this) ou discordar (unfortunately, we can’t continue).
Por sua vez, se quer solicitar algo, existem outras expressões em inglês. Algumas delas são: it would be so kind to / could I ask you to / I would appreciate if you could.
5. Solicite uma resposta
Caso precise de uma resposta do destinatário, deixe claro. Para isso, você pode usar: I look forward to your reply / I look forward to hearing from you soon / Please confirm upon receipt.
6. Sinalize a existência de anexos
Seu e-mail tem algum anexo? Então, sinalize isso ao destinatário. Existem algumas frases que ajudam nesse processo, como: please find attached / please refer to the attachment / I’m hereby attaching.
7. Coloque uma saudação adequada e cordial
Para finalizar o e-mail em inglês, use a frase adequada. Existem várias possibilidade, dependendo se deseja agradecer, ficar à disposição etc.
Expressões para terminar o e-mail em inglês
- Thank you for your attention. (Obrigado pela sua atenção).
- Your help is greatly appreciated. (Sua ajuda é muito apreciada).
- If you need any further information, feel free to contact me. (Se precisar de mais informações, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo).
- Let me know if. (Me avise se).
- Please let me know if anything else is needed. (Por favor, me avise se algo mais for necessário).
- If you have any concerns, don’t hesitate to contact me. (Se tiver alguma preocupação, não hesite em me contatar).
- I’m free to book a meeting with you if needed. (Estou disponível para agendar uma reunião com você, se necessário).
Expressões para a despedida de um e-mail em inglês
- Best regards (Atenciosamente).
- Kind regards (Atenciosamente).
- Sincerely (Atenciosamente).
- All the best (Tudo de bom).
- Yours faithfully (Atenciosamente).
Qual a forma certa de começar um e-mail em inglês?
A forma certa de começar um e-mail em inglês vai depender do objetivo. Para mensagens formais, use: I am + seu nome + seu cargo + would like to + objetivo do conteúdo. Por sua vez, se quiser falar com um amigo, pode utilizar apenas: Hi/Hello, how are you?
Tenha em mente que a linguagem formal é mais usada para atender um cliente estrangeiro ou brasileiro, conversar com um superior etc.
Como escrever e-mails formais em inglês?
Para escrever e-mails formais em inglês, prefira praticar e melhorar sua gramática usando expressões menos comuns na rotina. Por exemplo, use a saudação dear e termine com my regards, sincerely ou I would like to thank you. No ambiente corporativo, também apresente seu nome, cargo e empresa em que trabalha.
Veja um exemplo a seguir:
Dear Mr. Smith,
I’m writing to kindly remind you about our meeting the next friday, March 22th.
As agreed, I just want you to know that I’m excited about learning Callan Method in my visit to Planet School.
I would like to apply this learning method to my students here, in California.
I look forward to your reply.
Best regards,
João Silva
Como responder um e-mail em inglês?
Você deve responder um e-mail em inglês agradecendo o contato, retornando a mensagem anterior e mencionando-a antes da introdução do novo conteúdo. De toda forma, é fundamental que a mensagem seja breve.
Por exemplo, se o e-mail é para confirmar uma reunião em inglês, responda deixando claro se conseguirá aparecer ou se precisará adiar o encontro.
Quais os benefícios de se conseguir escrever um e-mail em inglês?
- Você consegue reforçar o que aprendeu nas aulas de inglês no dia a dia.
- Há mais autonomia para organizar atividades com pessoas de outros países.
- Você entra em contato com empresas estrangeiras.
- Fica mais fácil fazer reclamações, compras e devoluções de produtos.
- Você diminui os problemas que travam a fluência em inglês.
- Você passa a ter mais facilidade para criar uma apresentação em inglês.
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Em resumo
1. Defina o destinatário e o assunto.
2. Faça um cumprimento adequado à situação.
3. Tenha objetividade ao introduzir o assunto.
4. Crie o conteúdo de forma estruturada.
5. Solicite uma resposta.
6. Sinalize a existência de anexos.
7. Coloque uma saudação adequada e cordial.
Para cumprimentar em inglês no e-mail, use Dear Mr./Ms. e o sobrenome do destinatário. Também é possível usar to whom it might concern, dear all e dear colleagues. Em mensagens informais, basta usar hi ou hello.
Para começar um e-mail em inglês para mais de uma pessoa, use whom it might concern, dear all e dear colleagues. Essas expressões são usadas quando há mais de um destinatário ou nos casos em que você não sabe quem fará a leitura da mensagem.